segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O novo Mapa da Poesia está em andamento

O Pontos de Poesia registrou 60 saraus, em 2009

O Mapa da Poesia é um projeto da Poiesis – Instituto de apoio à Língua, à Cultura, à Literatura – que visa conhecer e estabelecer contatos com os Saraus e seus poetas, hoje espalhados pela cidade e grande São Paulo.

São muitos a conhecer. Estamos buscando e o número chega a 100 pontos de encontros, no centro e periferia, em sua maioria transformando bares. O Michel, do Elo da Corrente, diz: Sai litro entra livro!

A periodicidade varia de semanal a mensal. O Binho, do Sarau, me falou: Faz uns três meses que toda semana alguém pede pra lançar o livro lá.

Os recitais ganham vida nas comunidades. E é importante na comunidade dos escritores. Os principiantes, os anônimos, como meio de difusão.

Participar ativamente do atual movimento poético é o objetivo do Mapa da Poesia.

Levar oficinas literárias ao interessados, sem custo algum. Contribuir na feitura de fanzines. No transporte de saraus. Incentivar a leitura através de doações de livros. Promover palestras. Criar novos recitais a fim de exercitar a poesia falada e escrita.

O importante para nós é mantermos diálogo em busca de aprendizagem mútua. Registrarmos esse momento valioso de procura. Da literatura ganhando corpo e fazendo seu papel.

Um novo roteiro impresso está sendo preparado, com informações de cada sarau existente. A divulgação propõe facilitar o intercâmbio de poetas, público, e fortalecer o convívio entre realidades diferentes.

O Mapa da Poesia organiza os seguintes saraus:

Sarau do Metrô, toda última terça-feira de cada mês na estação Santa Cecília do Metrô, das 18h às 19h30.

Sarau na Casa Mário de Andrade, toda segunda sexta-feira de cada mês, das 19h30 às 21h30, na Casa Mário de Andrade, à rua Lopes Chavez, nº 546, na Barra Funda.

Sarau da Biblioteca de São Paulo, todos os sábados, das 16h às 18 horas, no Pq da Juventude, na estação Carandiru do Metrô.

Nosso comprometimento com a poesia não é bolha de sabão solta ao ar. É, sim, aragem e cultivo da semente. E, para tanto, estamos dispostos, sempre, a nos renovarmos em forma, estilo, e florescimento.

Marco Pezão
Coordenador

Atualizado, o Mapa da Poesia será lançado em breve.

Projeto Mapa da Poesia/Poiesis
Rua do Triunfo nº 301/305 - Luz
Fone - 3331-5549 - com Lids, Cris e Marco Pezão

Nenhum comentário:

Postar um comentário