sábado, 23 de outubro de 2010

Sonia Santiago na oficina do mestre Marcelino

Sabadão, 23, de hoje há oito dias: eleição. Dos dois quem será que leva? Dilma ou Serra?

Na voz do povo, a voz de Deus. Tremenda rouquidão, senhor!

O escritor pernambacana Marcelino Freire viajou na semana passada pra terra natal. Está de volta e teremos às 14 horas a nossa derradeira aula de sua oficina.

Estarmos reunidos foi bom. Tomara outros encontros como esse aconteçam. Comungar a palavra.

Seguem os exercícios de Sonia Santiago, da 1ª aula.

Eu me lembro de um sofá...

Choveu a noite inteira
O dia amanheceu com uma cara feia
Seria assim o dia inteiro
As duas crianças sentadas no sofá
Um grande cobertor as cobria
Sentadinhos, enroladas, vendo tv
O seu desenho preferido
Comendo a sua pipoca

De repente viam uma perereca
Parecia um sapo cururu
Levantaram-se rápido
Começaram a correr
De um canto para o outro,
Não sabia se eram eles,
Ou a perereca que pulava mais.

Até que ela sumira, tudo voltou ao normal
Alguém lembrou que ela
Poderia estar embaixo do sofá
E o levantaram, e lá estava ela
Com o suso, soltaram o sofá,
Eu caiu em cima da pobre perereca
Eu parecia um sapo cururu
Pulava como pipoca
Morrera esmagada
Por um pé de sofá
Por causa de duas crianças medrosas

Exercícios de Microcontos

Quebrou seu pranto
Aliviou sua alma

Chorou de alegria
Gemeu a sua dor

O frio dói, dói
O corpo corroi

O sorriso amarelou
O poeta se foi
Fui, logo voltei
O pano rasguei

Lá fora te esperei
A lua encontrei

Manipulei seu medo
Nesse tédio me achei

Corri no seu cansaço
Abracei-me no seu lço

Achei-me na incerteza
A beleza de outrora

Feriu o rosto com o beijo
Tocou o mar com o seu olhar

Sem vergonha de chegar
Foi...

Abre a janela sem tramela
Seu olhar distante

Caminhando fugiu
Sua ironia surgiu

Ao chegar abriu a porta
O relógio parou

Jogou-se no sofá
Tocou a campainha

No quarto escuro te achei
Ao brilhar te perdi

Ao longe estou perto
Ao perto estou longe

Segurar sua mão
Tocar o violão

Aqui estou
Na ponta do pé

Sem vergonha ela se foi
Passo, ao acaso


Oficina de Criação Literária com o escritor Marcelino Freire

Apoio: Instituto Artemanha de Teatro


Estrada do Campo Limpo, 2706 - Campo Limpo


Organização: Projeto Mapa da Poesia/Poiesis


Fone: 3331-5549, com Cris, Lids ou Marco Pezão

Nenhum comentário:

Postar um comentário