quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ai, Ai, Ademar! A sub-prefeitura aí não é séria!

Esse pessoal da poesia é perigoso. Eles traficam palavras, ideias e otimismo...

- Dá licença, Ademar!

- Sacanagem!


- A gente tava lá...


- E tem que engolir conversinha de propaganda oficial.


Então, no domingo, 12, aconteceu o sarau comemorativo aos dois anos do Coletivo da Ademar.


A sub-prefeitura da Cidade Ademar não pôs nenhum. Aliás, impõe dificuldades. Perda de tempo em idas e vindas.


Nem iluminação, cadeiras, mesas, água, banheiro químico. Só enrolação e a recusa em cima da hora.


Não pensem que o evento ia acontecer numa praça ou rua, tal a necessidade básica do pedido.


Pasmem! O converseiro poético aconteceu na quadra poliesportiva de nome Espaço Ecoponto Cupecê!
O local está abandonado. Entregue aos ratos.

Em busca de sede própria e na tentativa de revitalizar o local, mesmo contra todas as adversidades de infraestrutura...

O pessoal da Ademar se dispôs e fez a maior festa da poesia, em toda sua multiplicidade, colorido que durou sete dias direto.


Uma semana com diversas programações.


Sem o menor apoio! A sub não ajuda ninguém na subida. Perderam a chance de contribuir numa coisa legal. Benéfica em todos os sentidos.


As fotos e matéria do dia 12 estão no arquivo: Palavra poder para o povo! Não para esse!


Me assusto. Sempre incompreensível dialeto. Diz que faz e propagandeia. Neste caso, falsas noticias. A começar do título.


Bem, saiu matéria no site da subprefeitura e a politicagem publica o absurdo do surdo. Como se eles tivessem movido ao menos um alfinete.


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/cidade_ademar/noticias/?p=13594


Abaixo, na íntegra. Leiam e comparem!

Esse é o fato da foto. Do lado de cá os banheiros não apresentam qualquer prenúncio de reforma. As paredes e tetos estão com reboco queimados. Atente ao que a politicagem fala:

Sarau da Ademar passa por Americanópolis no Domingo

"No próximo domingo, (15), o grupo de incentivo a cultura ‘’ Sarau da Ademar’’ vai realizar a sua primeira apresentação no Espaço Ecoponto Cupecê com a parceria da Subprefeitura de Cidade Ademar, Rua Anália Maria de Jesus, 130. O espaço que ainda passa por reformas de vestiários e da quadra já sediou alguns eventos em 2010, todos resultados da integração comunidade/poder público.

O grupo de jovens ‘’Sarau da Ademar’’ completa no próximo mês de setembro 2 anos de existência e de incentivo a cultura nos bairro de Cidade Ademar e Pedreira, e entraram em contato com a Subprefeitura em busca de um novo espaço para trabalhar com a comunidade. Uma vez por mês os amigos se reúnem em um espaço da região e trabalham junto com moradores uma série de oficinas: Teatro, poesia, oficinas de papel reciclado e trabalhos de leitura. Cada apresentação do grupo é única, isso pelo fato de todo mês um tema diferente do mês anterior é apresentado, no mês de agosto o folclore brasileiro será representado no miolo do bairro de Americanópolis as 16h00.


Segundo Lidiane Oliveira Ramos, uma das idealizadoras do projeto: ‘’O passo agora é firmar uma parceria cultural com a Subprefeitura para que possamos utilizar um espaço todo mês, a idéia é interagir mais com o público e criar uma referência na região’’.


A Subprefeitura de Cidade Ademar já investiu muito na questão cultural em 2010, entre exposições artísticas, festas para a comunidade e eventos segmentados, foram mais de 40 as ações realizadas este ano, com a participação de moradores".

Depois da inicial iluminação dos faróis, uma vizinha amiga cedeu um ponto de luz para uma extensão de mais de cem metros. Na raça, fez-se acesa a lâmpada...

3 comentários:

  1. Isso mesmo Pé, imagina a nossa cara quando vimos essa ladainha da Sub prefeitura, pois só quem foi sabe a luta deste coletivo, isso porque estamos nessa batalha pra transformar a dura realidade de um lugar onde nada de bom acontece, só pra ter uma ideia essa quadra onde estamos fazendo o Sarau não é aceita nem pela subprefeitura nem pelos moradores locais, pois desde que foi construida e sinonimo de crimes, violencia e vandalismo,a unica coisa que queremos e mudar isso, fazendo dessa quadra realmente um lugar para a familia, onde podemos descobrir os poetas, artesões, artistas perdidos nessa região, fizemos sim uma semana de aniversario pra mostrar um pouco de tudo que podemos oferecer junto com a comunidade e para ela.
    Agora sabemos que estamos no caminho certo e mais fortes.
    Tudo isso vai ser resolvido, sem apoio ou com apoio já ocupamos essa quadra e a luta continua...

    Abraço
    Juma

    ResponderExcluir
  2. ...ouvi dizer:
    "O que não me derruba me faz forte"
    Com todas as dificuldades fisicas, água, luz, cadeiras, mesas, banheiros...realizamos sim com a mente em ação, caderno e caneta na mão, com a alma de ser poesia e toda uma vontade que aflora cada vez que somos confrontad@s. Hoje, penso ser de extrema relevância essa construção, desde cada pessoa do coletivo trazer cadeira/tapete/cochonete de casa, a vizinha que empresta luz até o empréstimo de equipo, o Bantú, Buda, 011, Tiedo, Casa de Cultura M Boi Mirim, Cine Bijú, Tieko, Brasa, Elo, Noncelli,Circulo Palmarino, Dill, Shidon, Carolzinha, GOG, Ale de Maio, Seu Lourival, Casulo e tant@s outr@s...amig@s amantes e amores em torno da poesia. Essa construção é de puro crescimento para o coletivo até que o Sarau aconteça!
    Tamu junto na guerrilha.

    Da luta eu não me retiro!!!

    Palavra Poder Para o Povo

    ResponderExcluir
  3. O mais difícil é ver o poder público querer tirar vantagem de um evento que não apoio! É muita cara de pau!
    Para mim, o poder público não investe em cultura ou por falta de vergonha na cara ou porque existe uma política deliberada e muda de manter o povo longe do acesso à cultura, porque, veja bem, quanto custa patrocinar um evento desses? Quase nada! As subprefeituras gastam fábulas em serviços que, claro, são absolutamente essenciais como poda de árvores ou pavimentação de ruas, mas não gastam nada no mais essencial para o nosso país que é acesso à cultura.
    Investir em cultura é muito barato ainda mais quando comparado aos outros investimentos públicos, é por isso que repito, se o poder público não o faz ou é por FALTA DE VERGONHA NA CARA ou é porque EXISTE UMA POLÍTICA DELIBERADA E MUDA DE MANTER O POVO LONGE DA CULTURA!

    ResponderExcluir