segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Casa cheia no Sarau da Casa


Noite em lua crescente, sabadão, 20/02, poetas reunidos na Casa das Rosas, na avenida Paulista, para mais um encontro mensal do já badalado Sarau da Casa.

Como sempre acontece, sob o comando do poeta Frederico Barbosa, dois poetas convidados, diferentes em suas temáticas, o Binho e a Virna Teixeira, abriram a programação.

Entrevistados, contaram fatos de suas carreiras. Declamaram versos e interpretaram, um do outro, poesias consagradas em seus livros.

Binho, de nome Robinson Padial, autor de dois livros - Postesia e Donde Miras – realiza há quase seis anos o Sarau do Binho, todas as segundas feiras, às 21 horas, em seu bar, Campo Limpo, sudoeste da capital paulista.

Virna Teixeira é poeta e tradutora. Nasceu em Fortaleza e graduou-se em Medicina. Mora em São Paulo há vários anos, onde trabalha como neurologista. Entre outros, publicou os livros de poemas: Visita (2000) e Distância (2005). Traduziu da poesia escocesa, Na estação central, de Edwin Morgan.

Na segunda parte desta noite consagrada à poesia, a animação ganhou volume. Mais de trinta poetas vindos de diferentes bairros de São Paulo se inscreveram e declamaram poemas próprios ou de autores diversos.

Para encerrar, a calorosa apresentação do Trio Verde Novo. Ainda, como despedida, o poeta Binho retornou ao palco e o improvisado som e poesia fechou o evento no maior astral.

A particularidade dos temas apresentados chama atenção e os anônimos trovadores enriquecem o atual movimento poético.

A Poiesis - Organização Social de Cultura, em seu último mapeamento, apontou cinqüenta e cinco pontos de encontros na cidade e Grande São Paulo, além de outros no interior e litoral, onde os Saraus acontecem e a poesia é celebrada e discutida.

Família! É a nossa poesia! É a nossa poesia em corpo e ação.

São Paulo, com certeza, continua poluída. Mas, na Avenida Paulista, nas imediações da Casa das Rosas, o ar é sempre mais leve.

O próximo Sarau da Casa acontece em 20/03, às 20h, e terá a presença dos poetas convidados, Caco Pontes e Antonio Miranda.


Participe!

Tire o poema da gaveta, faça-o vibrar em sua voz...


O poeta Frederico Barbosa comanda o Sarau da Casa...

Os convidados Virna Teixeira e Binho contam experiências...

Binho fala de seu primeiro livro, Postesia, e a artimanha de reaproveitar as placas de propaganda política, que, pintadas em versos, retornavam aos postes...

A poeta Virna Teixeira recorda momentos de sua carreira...

Sirenes

Aqui onde existe cidade em mim
É quase noite no meu ser
Meus homicidas estão me esperando
Já ouço as sirenes vindo me buscar
As estrelas estão todas do meu lado
Eu vi uma lua indo para São Paulo
Eu nunca sei de que lado as sirenes estão

chinatown

da bolsa de mão deixa cair a arma
a dupla identidade da assassina

suspense na sala de espelhos
disparos na sombra, estilhaços

'em shanghai é preciso mais que sorte'

na costa do atlântico
um vórtice de tubarões feridos
tinge de sangue o oceano

o sol evanesce no poente

Público atento acompanha casa palavra...

Começa a segunda parte do sarau e o agito dos poetas inscritos...



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário